FUNCIONAMENTO
A MbAcademy caracteriza-se exclusivamente pelo estudo, uma vez que consideramos que as atividades extracurriculares devem ser feitas por entidades especializadas para os devidos fins, tais como a Academia de Música, Dança, etc…
A missão da MbAcademy é garantir que o Educando, quando chegue a casa, para além dos trabalhos de casa, esteja preparado para os diversos momentos de avaliação propostos pelas escolas, garantindo, deste modo, tempo de qualidade em família, deixando de existir as típicas expressões, “vai estudar, vais ter teste”, “olha os trabalhos de casa” …
A cada aluno é atribuído um tutor que será responsável pela construção do Plano Individual de Estudo, ao qual o pai tem acesso, podendo, sempre que considere pertinente, sugerir alteração do mesmo.
O plano é construído tendo por base as dificuldades do aluno e calendarização dos testes. O plano está estruturado de modo a que o aluno compreenda a importância de programar o seu tempo de estudo atempadamente.
De acordo com a equipa de Psicologia, o Apoio ao estudo do 1º ciclo ao 9º ano está divida em 4 etapas progressivas.
1ª ETAPA: Primeiro Ciclo
Exige uma maior proximidade e interação entre aluno e professor. O aluno deve estar mais protegido, o reforço positivo é fundamental. O aluno deverá ganhar confiança e gosto pela Escola.
2ª ETAPA: 5º & 6º Ano
Nesta faixa etária, é necessário uma supervisão muito próxima, no sentido de controlar os trabalhos de casa, cadernos e calendarização dos testes. O aluno que adquira, nestes anos escolares, hábitos e métodos de estudo, por norma, tem uma grande probabilidade de maior sucesso escolar.
Pais e professores devem estar muito atentos não só a questões escolares mas também ao saber ser. É altura de novas descobertas, de contacto com alunos mais velhos, de novas aprendizagens ao nível da socialização e que poderão causar apreensão aos pais.
3ª ETAPA: 7º & 8º Ano
Progressivamente, pais e professores devem começar a atribuir uma maior responsabilidade ao aluno, considerando que cabe ao aluno a iniciativa de comunicar as datas dos testes e construir o seu plano de estudo com ajuda do Tutor / Enc. de Educação.
O aluno deve, gradualmente, aumentar o tempo de estudo autónomo, começando a responsabilizar-se pelo estudo de uma disciplina. Como exemplo, sugerimos começar pela disciplina de História, cujo estudo passa pela elaboração de esquemas e resumos.
4ª ETAPA: 9º Ano
Nesta fase, o aluno já deve ser responsável pela elaboração do seu próprio plano de estudo, devendo fazer escolhas de acordo com a calendarização dos testes. No final do 9º ano, o aluno deve ser totalmente autónomo. Deste modo, teremos a garantia de que está preparado para ingressar numa nova fase muito mais exigente da sua vida académica, o Ensino Secundário.